Este ano aproveitei a paragem de 6 horas na Malásia para conhecer por alto a capital, Kuala Lumpur, capital também das compras e de arranha céus.
Petrona Towers
Uluwatu - Final de tarde, maré a encher, swell a subir, The Peak começa a debitar sets massivos para surf de linha.
Chegado a Bali nada de novo, já me sinto muito em casa naquela ilha, trajecto habitual, taxi para Kuta Square afim de passar a noite no Bali Summer Hotel. Dia seguinte alugar carro e rumar para a província de Bukit.
Chegado à zona das ondas foi facil arranjar um bungalow pois já conheço muita gente por lá, e claro, malas desfeitas pegar na prancha e....ULUWATU.
Este ano tenho um queixa a fazer, o crowd está cada vez pior, muita gente dentro de água, muito nível de surf, o que deixa um simples mortal como eu a lutar muito para encaixar umas boas. Assim, após 2 dias a surfar só em Uluwatu e Bingin decidi fazer uns finais de tarde em Balangan afim de, mesmo com pior qualidade de onda, encaixar mais umas!
Não que afecte muito dentro de água o contingente tuga está em peso por estas bandas, ouve-se falar português em todo o lado. Cheguei a jantar no Uluwatu Café só com tugas em todas as mesas! Isto não tem nada de mal, pois vai tudo à procura do que eu vou mas irrita-me bastante ir para o outro lado do mundo e sentir-me como se tivesse cá!
Uluwatu - Final de tarde, maré a encher, swell a subir, The Peak começa a debitar sets massivos para surf de linha.
Este ano decidi visitar Lombok, relatos que era como Bali à 20 anos atrás sem crowd e altas ondas levaram-me a decidir visitar esta ilha.
Confesso que não gostei muito, realmente é como Bali era antigamente mas isso não é propriamente bom pois é uma ilha muito pobre e por isso toda a gente tenta sugar todo o dinheiro possível aos "camones", para além disso o povo lá é muçulmano o que logo muda o espírito das pessoas e a forma como lidam connosco mas principalmente a forma com encaram as mulheres, a Cristina nunca se sentia segura sozinha quando eu estava a surfar.
Lombok realmente tem praias mais bonitas e desertas, faltam as ondas nesta parte da ilha.
Como apanhei um swell muito grande nos dias que tive em Lombok as melhores ondas, Mawi e Desert Point estavam com 4 m e fora do meu limite, assim, surfei apenas em Grupuk Bay.
Nesta baía funcionam 1 esquerda e 1 direita no outside, que não estavam a aguentar o tamanho do swell e 2 direitas e 1 esquerda no inside. Para chegar aos picos é preciso pagar a pescadores para ser levado às ondas, apenas têm acesso de barco.
A qualidade destas ondas e de todas as que vi pelo sul de Lombok não é nada de especial, realmente não há crowd mas as ondas deixam muito a desejar, Mawi e principalmente Desert Point são as excepções mas muito pouco consistentes.
De volta a Bali apanhei o resto do grande swell a debitar ondas de sonho em Padang Padang, ficam uma série de fotos para surfistas e bodyboarders e uma confissão que o vosso irmão sozinho e sem a prancha certa não se sentiu confortável para entrar, optando por surfar em Bingin onde também estava clássico mas menor.
Está um gajo dentro do tubo nesta foto.
O bodyboarder no outro lado da onda até parece que está a dropinar o surfista!
A Cristina a apreciar o panorama.
Muitos bodyboarders em Padang Padang.
Depois o swell foi caindo mas mesmo assim nunca para menos que 1 m em Uluwatu, dividi as minhas surfadas entre Uluwatu e Bingin até ao final das férias.
No próximo ano espero conseguir voltar à Indonésia mas rumar às Mentawai, não numa boat trip pois a Cristina também quer ir mas para o resort de Kandui ou Macaronis.
BAGUS
Abraço a todos!
5 comentários:
Yo Buga essas fotos da indonésia deixa-me saudades!!! Mentawai é o best e com menos crowd... eu até acho que fazendo duas surfs trips por ano à Indo, fica com o papo tão cheio, que um gajo nem precisa de fazer surf nas marrecas cá da santa térrinha.
abraço a todos
Bom Bom, muito Bom!!
Tou lá para o prox ano.
Abraço!!
Nice irmão, ainda bem que correu tudo bem!
Pó ano tou lá!!! Secret S.....
Belas holas caro Buga
Com este mar que anda por aqui só me apetece fugir da praia...
Brother buga ALTAS. Terra Santa é aquela Falcão não é aqui a Santa Terrinha! Manos acho q aquela é a minha terra, ainda espero passar lá umas belas temporadas.
abrços manos.
Enviar um comentário